segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Movimentando-se por outros espaços da escola




O que encontramos na maioria das escolas é a limitação em ocupar outros espaços do ambiente escolar, ou seja, que é comum assistirmos aulas dentro da sala e restringirmos a ficar ali durante as quatro horas. Não que isso seja de um todo ruim, que não devemos estipular o espaço para cada turma mas o que contestamos frequentemente é: e os outros espaços físicos da escola?

A partir desse questionamento, nós professores começamos a criar o hábito de diversificar o lugar aonde ficamos. O intuito é que os alunos conheçam a escola e também que saiam um pouco da rotina.

Na escola Henrique Veras os alunos da EJA tem a oportunidade de ir à quadra de esportes, uma vez na semana. Eles também se utilizam da sala informatizada e quando necessitam de um espaço maior fazem uso do refeitório. 

Na Vitor Miguel de Souza também os alunos fazem uso de espaços como esses e ultimamente muito mais da biblioteca. 

Um pouco mais variada, organizada, ventilada e confortável a biblioteca da Vitor Miguel é o primeiro contato que os alunos tem para os novos ciclos de pesquisa e para os momentos de leitura.  Já na biblioteca da Henrique Veras, talvez por não contar antes com todo esses requisitos, agora estão começando a utilizar-se dela. No entanto, os alunos a frequentavam para a exibição de filmes no mini-auditorio.

A ideia é sempre diversificar o espaço físico, passando momentos sejam na biblioteca, na quadra de esportes, no refeitório, nas salas de danças, nas mesas de ping-pong, na cozinha, nos minis-auditório e por que não na própria sala de aula?


Nenhum comentário:

Postar um comentário